terça-feira, 2 de maio de 2006

Laconismo + aversão a espelhos = soldadinho de chumbo!

A matemática é clara: não ser prolixo e detestar espelhos contribui e muito para a longevidade subjetiva da gente. Tem gente que mói e remói uma mesma conversa, quando existem muitos outros assuntos interessantes por aí. Resultado: perda de tempo, vive menos. Tem gente que passa mais tempo se olhando no espelho do que o tempo que vai ficar na ocasião a que o fez ficar tanto tempo se olhando no espelho; tem gente, pior, que nem precisa de ocasião pra se olhar no espelho... resultado: perda de tempo, vive menos.

Nunca passei do andar por me perder no reflexo da minha imagem no espelho do elevador. Na verdade, eu entro de costas em elevadores. Vai que tem espelhos... por mim, não havia espelhos em elevador. A matemática é clara. Elevador que tem espelhos aumenta o consumo de energia dos estabelecimentos. Tem muita gente que passa do andar por se olhar no espelho do elevador... entre um meneio e outro de cabeça pra bem-olhar o perfil, vai da garagem à garagem em trinta segundos sem nem se dar conta: “oxe, esse botão tá é com defeito!”

O dia de um prolixo é menor. O dia de quem gasta muito tempo diante do espelho é, sem dúvidas, menor. Ler espelhos só serve pra saber de cor os novos sinais da cara, se espantar com a primeira ruguinha (se desesperar com a segunda...) e ficar emburrado esporadicamente porque “a cara está horrorosa hoje”, quando a cara é assim todos os dias... ups!

Imagina se o objeto preferido de fernando pessoa fosse o espelho... imagina quantos gênios perdidos nesse mundo por haver descoberto o espelho antes de outras coisas. Imagina, agora, quantos milhares de narcisos para si mesmo sonhando.

... ser moderado deve ser bom. Detestar espelhos tem os seus inconvenientes, como sair com a blusa pelo avesso, com a cara melada de pasta de dente, essas coisas. Mas isso não chega a ser um mal; ao que pode ser instantaneamente remediado, não podemos chamar de mal... na hora de cortar os cabelos, porém...

... fui ao cabeleireiro e disse que queria que cortasse de um jeito que não precisasse prender (na minha cabeça, fazer um corte que desse pra soltar o cabelo sem maiores constrangimentos). Fico eu quieta, olhando no espelho o que refletia no plano posterior ao em que eu me encontrava. Quando a mulher disse “pronto”, cai de costas... o meu cabelo quase na cintura havia se transformado em mil pedacinhos bem abaixo dela, ali, no chão. Culpa minha, minhas coordenadas não foram suficientes. Ela apenas seguiu o que eu falei, cortou o cabelo de modo a não precisar prender. Há algumas partes da minha vasta cabeleira que não chegam a um centímetro... em janeiro, quem sabe...

isso certamente não aconteceria a um prolixo que não gostasse de espelhos, tampouco a um adorador de espelhos lacônico. Jamais, a alguém que amasse espelhos e abusasse das palavras. Mas a mim...: a matemática é clara: Laconismo + aversão a espelhos = soldadinho de chumbo. Minha mãe me chama de Maria João (o objeto preferido da minha mãe é a tevê), de Zé. Zé Boné, quem sabe!

... mas cabelo cresce, não cresce? Então pronto. Tou nem aí. Vocês (que me vêem) que se incomodem porque eu, eu mal me vejo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Entre reflexos e palavras, me vi, por vezes, em meio a labirintos de espelhos nos quais quase me perdi:

"Tem gente que passa mais tempo se olhando no espelho do que o tempo que vai ficar na ocasião a que o fez ficar tanto tempo se olhando no espelho"

"Nunca passei do andar por me perder no reflexo da minha imagem no espelho do elevador"

"Fico eu quieta, olhando no espelho o que refletia no plano posterior ao em que eu me encontrava"

Seria o fio de Ariadne com o qual me encontrei um fio de cabelo?

Natalia disse...

É sempre bom te ler...
Sauddades

Anônimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anônimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Block spyware for free tocs buy xenical http://www.compactflash-5.info/Blackberrytrifle.html nasty milf blackberry + ethics cheapest didrex online o2 blackberry shops blackberry ringtones compose Hot tubs for sale colorado